Pages

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Teologia: ensino superior pago



            Os cursos de Teologia ainda são um mistério. Pouco conhecidos e divulgados, estão presentes em poucas universidades, em sua maioria pagas. Estudar teologia acaba por ser visto como algo feito exclusivamente para quem quer agir dentro de sua igreja, seja como padre, pastor, entre outros. Porém, existem os chamados leigos, aqueles que fazem teologia com o objetivo principal de adquirir conhecimento.
            Por serem em grande parte pagos, os cursos de teologia exigem que seus alunos façam um investimento em sua formação. Porém sempre há uma chance de se conseguir bolsas ou descontos. O que se observa, no entanto, é que praticamente nenhuma universidade pública oferece este curso. O pastor Neucir Valentim, da Primeira Igreja Evangélica e Congregacional de Niterói, afirma que o principal empecilho é a falta de procura por parte dos alunos. “Quando alguém vai fazer um curso de teologia, ele não quer apenas aprender. Ele quer aprender a vivência religiosa e praticá-la. O curso feito em igrejas dá base a fé que a pessoa tem. O curso feito em universidades é amplo e liberal e não se especifica nas doutrinas de nenhuma religião”, afirma. Segundo o pastor, as universidades Estácio de Sá e Salgado de Oliveira (Universo) começaram com este curso e não prosseguiram por falta de procura.              
           

O que você faz? Teologia

            Mas porque fazer um curso de teologia, já que o retorno financeiro é praticamente nulo? O padre colombiano Leonel Narváez, ganhador da Menção Honrosa de Educação para Paz da Unesco em 2006, deu a sua opinião sobre o assunto durante uma visita ao Brasil. “As pessoas tem visto que a espiritualidade é um assunto importante para os seres humanos. E eu acho importante, porque se percebe que a religião não foi feita apenas para igrejas”, afirmou o padre.
            O professor Izidoro Mazzarolo, do curso de teologia da PUC ressalta a importância do conhecimento na evangelização. “É altamente elogiável que os leigos estudem teologia, assim eles colaboram de modo mais qualificado na evangelização e na formação dos novos cristãos”, afirma o professor.
            E se a ausência de diploma universitário era um empecilho, isso já não acontece mais. De acordo com o pastor Neucir Valentim, os cursos de Teologia podem se conveniar a universidades e passar a oferecer um diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC. “Depois de um exame criterioso, as faculdades fazem estes acordos, que vem crescendo em um número além do normal”, afirma. Estes convênios, porém, não são feitos com cursos pertencentes à igrejas, mas de instituições teológicas que tenham seu próprio reconhecimento como centro de ensino, portando, por exemplo, um CNPJ.

Afinal de contas, o que é o curso de Teologia?

            O curso de Teologia é muito difundido nas igrejas, como algo informal. Porém é pouco conhecido daqueles que não freqüentam o universo religioso. Mais difícil ainda é encontrá-lo nos institutos de ensino superior. O professo Izidoro Mazzarolo mostra alguns dos tipos de cursos de Teologia existentes: “No universo teológico católico existem três níveis de estudo: o curso de teologia em Universidades ou Faculdades de Teologia; os seminários de teologia, alguns só para seminaristas e outros são mistos, onde leigos também estudam, mas o ensino é o mesmo para todos; e as escolas paroquiais de teologia, onde estudam, quase unicamente, leigos. Essas são mais de cunho pastoral ou catequético e não conferem título acadêmico”.
            As disciplinas são bem variadas, mas giram em torno do tema central, que é o estudo de Deus e tudo que O cerca. A bíblia, por exemplo, é estudada com exaustão. Aprende-se também sobre alguns aspectos históricos e doutrinários. Há ainda os estudos das línguas como o grego e o latim, que remetem à história das igrejas e da bíblia. Enfim, tudo que envolva a religião e a fé é abordado.

1 comentários:

Aluizio disse...

Muito boa a matéria Manuzita! Parabéns!