Pages

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"A Missão"

Quem me segue no Twitter já sabe que eu hoje assisti ao filme "A Missão". Pra quem ainda não ouviu falar, aí vai um breve texto sobre a história do filme, só para terem uma noção do que se trata (texto tirado do Wikipedia):

"No final do século XVIII, Rodrigo Mendoza é um mercador de escravos que faz da violência seu modo de vida, e ele mata o próprio irmão na disputa pela mulher que ama. Porém, o remorso leva-o a juntar-se aos jesuítas, nas florestas brasileiras. Lá, ele fará de tudo para defender os índios que antes escravizara".
 

 Como se pode ver na foto ao lado, o filme tem a presença de Robert de Niro numa versão mais jovem (o filme é de 1986). É ele quem vive o Rodrigo Mendoza citado acima. 
O filme trata da luta entre os missionários da Companhia de Jesus e os bandeirantes, tendo o índio como foco. Os primeiros haviam catequizado os indígenas, os bandeirantes os queriam como escravos. Lutas entre ambas as partes acontecem.

Só de assistir, não parece que "A Missão" foi gravado a quase 25 anos. Tirando pequenos detalhes, o filme tem efeitos muito bons.
Isso sem falar das mensagens passadas. A conversão do então mercador de escravos Rodrigo Mendoza é belíssima. E o que ele faz para salvar aqueles que até pouco tempo perseguia nos mostra que até mesmo o de coração mais duro pode conhecer o amor à Deus e ao próximo e se transformar em uma pessoa melhor, que contribui para o bem do mundo.

A violência mostrada no filme lança uma pergunta: será que são mesmo os índios os seres violentos, sem cultura, tais como animais? Os que são mostrados no filme só usam a violência quando se sentem ameaçados. Já a forma como o "homem branco" vê o mundo é assustadora. A ganância e as formas utilizadas para conseguirem os seus "objetivos" são terríveis!

"A Missão" vale a pena, pois é um clássico que retrata um pouco de uma parte da história que também é do nosso país.



1 comentários:

Nosso ! Blog disse...

Deve ser legal esse filme

Visite:
http://nossoblog100.blogspot.com/