Pages

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A história não pode ser destruída

Hoje eu estava lendo o Jornal O Dia e, com susto, li uma notinha que se referia à Saquarema. E me assustei com o que vinha nela. Fui procurar a versão on-line, e agora é mais fácil dividir com vocês!

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/8/moradores_de_saquarema_defendem_casa_de_cultura_100502.html

Fiquei completamente chocada ao saber que realmente querem destruir a casa de cultura para abrigar nossos "amigáveis" vereadores. Sim, as praias de Saquarema atraem muitos turistas, mas o centro histórico também atrai. Tirar dali um prédio datado de 1800 é quase um crime! 

Isso sem falar nas lembranças que aquele lugar me traz. Quando era criança (e MUITO nerdzinha), só queria saber de ler. Tínhamos um apartamento ali do lado, pra passar férias, e ir pegar livros infantis na biblioteca da cidade era um programão na minha vida! =) Depois nos mudamos pra cidade, mas pra um lugar mais afastado, e não frequento mais o local. Mas as lembranças são enormes e sei que, bem cuidado, o lugar ainda pode fazer bem a muitas pessoas. Porque não usar o dinheiro da demolição e tudo mais pra manter aquele local sem mofos, com grandes obras literárias, com exposições. Enfim, os vereadores podem encontrar muitos lugares pra fazerem suas "proveitosas e impotantíssimas" reuniões. Mas a ciência ainda não descobriu como voltar a 1800 e costruir este prédio novamente.

LAMENTÁVEL!

4 comentários:

Selene disse...

Estou chocada! Como isso pode ser possível?

É um absurdo!!! Um crime contra o patrimônio histórico e cultural.

Isso não pode acontecer!

Rita Mariano disse...

Oi Manu. Estou aqui pela primeira vez! E logo assim, de cara, já peguei esse post! Como podem ter coragem de botar no chão uma construção de 1800? Eu fico imaginando todas as coisas que esse casarão presenciou, dentro e fora dele, caso pudesse ver, mas como dizem que as paredes têm ouvidos e guardam memórias...
Não acho certo que o derrubem, menos ainda para colocar no seu lugar uma nova sede do legislativo. A meu ver, eles, os do legislativo, deveriam ser os primeiros a pensarem na conservação da história da nossa cidade.
Estou comentando seu post no meu blog, pois eu só fiquei sabendo pq entrei aqui. Se quiser dar uma olhada, entra lá: www.rimariano.blogspot.com

Unknown disse...

É mesmo um absurdo isso que estão pensando em fazer. E o post foi mesmo uma forma de mostrar pra quem não estava sabendo disso!

Dousseau disse...

Um povo que não guarda suas memórias está fadado ao aniquilamento. Real ou moral. Sobrou pouco nessa cidade do que ela pode ter sido um dia. E ainda querem acabar com esse pouco...Mais um lamento entre outros...